VW Golf MK2

VW Golf MK2

Produzido na Alemanha, o Volkswagen Golf MK2 foi o carro construído na sequência do MK1. Este último já havia sido recebido com entusiasmo pelo público, e alicerçou o papel da Volkswagen na produção automobilística.

O MK2 trouxe algumas melhorias em relação a seu antecessor, como o aumento no aro das rodas, assim como as dimensões do carro como um todo, recebendo um significativo aumento direcional.

O design do carro manteve em linhas gerais aquele desenvolvido por Giugiaro para o MK1, mas trazendo atualizações desenvolvidas na própria Volkswagen, pelo diretor de design Schäfer.

O sucesso pode ser traduzido em números, já que foram produzidos mais de 6 milhões automóveis deste modelo. Diferente do MK1, o MK2 apresentava apenas as opções de 3 ou 5 portas (duas u quatro para passageiros e uma para carga). O carro foi lançado em 1984 para o mercado geral, mas apresentado ao público em feiras ainda em 1983. Em 1985, o MK2 foi reconhecido como o carro do ano pela revista especializada “What Car?”, da Inglaterra.

A produção do Volkswagen Golf MK2 se manteve até 1992, quando foi, por fim, encerrada. Embora o MK2 seja considerado um sucesso, enfrentou grande concorrência de dois modelos lançados também em 1984, o Fiat Uno e o Peugeot 205.