VW Golf MK3

VW Golf MK3

A partir do modelo MK3 a nomenclatura do carro, para o grande público, passou a ser apenas Golf, e o acréscimo do MK3 costuma se dar apenas para diferenciá-lo das outras versões, de maneira mais técnica.

Sua produção iniciou em 1991, e se manteve até 1998. Mesmo sua produção tendo começado em 1991, o MK3 apenas chegou ao Brasil e aos Estados Unidos em 1994.


Foram várias as versões lançadas deste Golf.

A diferença entre eles girava entre o número de portas de passageiros (2 ou 4), o tipo de motor (era possível encontrar os tipos 1.8, 2.0 / 8 válvulas, 2.0 / 16 válvulas e o 2.8), e, por fim, algumas mudanças em relação aos faróis, linhas mais esportivas e interior. O Golf Variant, por exemplo, era maior, do tipo perua; o Cabrio era a versão conversível do Golf MK3 (o Golf MK1 também teve essa categoria); o Ecomatic tinha motor diesel e câmbio semiautomático, o qual é utilizado até hoje em certos modelos da marca.

Uma curiosidade interessante é que, para dar visibilidade ao automóvel, uma grande turnê europeia foi patrocinada pela Volkswagen. Para isto, foram lançados três modelos especiais de Golf, o Pink Floyd, de 1994; o Rolling Stone, de 1995; e o Bom Jovi, em 1996.